Desporto
Requalificação Polidesportivo da Chasa
A atividade física é uma preocupação social emergente, cada vez mais generalizada, materializada no objetivo de proteger a saúde, melhorar a aptidão física e/ou o bem-estar (exercício físico). Pode exercer-se por meio de atividades de competição regulamentadas e baseadas na superação de competidores, de marcas ou resultados (desporto). Não obstante o crescente aumento da sua prática, existe ainda um longo caminho a percorrer.
De acordo com o Eurobarómetro (2013), mais de metade da população do sul da Europa não faz exercício físico ou desporto de forma regular. Estes dados têm especial incidência em países como Portugal, Itália, Grécia, Bulgária e Roménia.
Este investimento na cultura física/desportiva das novas gerações está suportado em evidência científica que demonstra uma relação direta entre a prática de exercício físico/desporto, e o desempenho escolar das crianças e adolescentes.
Sabe-se hoje que os alunos com melhores índices de aptidão física, como força muscular e resistência aeróbia, obtêm melhores notas nos exames nacionais, tanto nas provas de leitura como nas provas de matemática.
O impacto positivo no desempenho escolar entende-se também à coordenação motora. Estudos recentes em Portugal convergem com dados internacionais que demonstram uma relação positiva entre competências de locomoção, estabilização, manipulação e performance escolar. E o mais interessante destes estudos é que esta tendência é independente do estrato económico-social dos estudantes, isto é, esta relação é positiva tanto em colégios privados como em escolas públicas.
Ganha assim principal relevância o impacto da gestão camarária nos espaços disponíveis para a prática desportiva, com maior impacto, sobretudo, na gestão dos polidesportivos municipais que se apresentam como um dos melhores equipamentos à disposição da população, principalmente no que diz respeito à prática de atividades desportivas coletivas, que para além do estímulo físico também estimulam a componente de integração social.
Tem por sido realizado um trabalho de identificação destes diversos locais, à semelhança do que foi feito com o polidesportivo dos Cotovios ou do Sobralinho, onde a Coligação Nova Geração já havia identificado a necessidade de intervenção.
A acrescentar aos anteriores identificados, o Polidesportivo da Chasa, em Alverca do Ribatejo, apresenta-se enquanto um dos equipamentos que apresenta maior urgência de intervenção, dado o seu elevado estado de degradação e pela sua localização privilegiada para utilização e beneficiação dos habitantes da Chasa.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 07 de Fevereiro 2024, recomendar ao executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que:
- Se proceda às diligências necessárias para a requalificação do Polidesportivo da Chasa, em Alverca do Ribatejo.
