Mobilidade

Requalificação e Manutenção do Passeio Ribeirinho

Um dos projetos mais ambiciosos e que certamente marcou mais pela positiva o desenvolvimento do Concelho, foi a construção do Passeio Ribeirinho, que complementa o traçado natural de todas as freguesias, à excepção de Vialonga.

A aproximação da população ao Rio foi fundamental para elevar os padrões de qualidade de vida dos Munícipes e transeuntes, que passaram a ganhar um espaço de qualidade para realizarem atividades ao ar livre, que tanta falta fazem, principalmente nas áreas de maior densidade populacional.

Toda a frente ribeirinha do Concelho tem vindo a ser requalificada em diversos momentos e dado ter sido construída com materiais distintos, foi realizada uma alteração significativa do traçado no tempo, principalmente pelo desgaste causado pela sua utilização e exposição a variadas condições climatéricas.

Na esmagadora maioria dos casos grande parte do Passeio Ribeirinho, construído em madeira, apresenta um elevado estado de degradação, provocado sobretudo pela falta de manutenção que deveria ocorrer com uma periodicidade a ser definida por técnicos especialistas na área, de forma a prolongarmos o tempo de vida útil deste espaço.

Uma coisa é certa, o estado em que se encontra o passeio ribeirinho já é preocupante e se não realizarmos qualquer intervenção, certamente não teremos melhorias.

Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 6 de Setembro de 2023, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:

  • Realize um levantamento dos danos no passeio ribeirinho, que careçam de manutenção corretiva e preventiva e que o mesmo seja enviado a todos os vereadores;
  • Que de seguida sejam auscultadas empresas especialistas na área para se obter orçamentos e sempre que possível acompanhados dos devidos cadernos de encargos, de manutenção, para proceder à contratação dos serviços de manutenção do espaço, de forma recorrente e num momento inicial excecional de forma a regularizar as condições do Passeio Ribeirinho.