Mobilidade
Instalação de Lombas de Redução Velocidade
A construção de vias públicas com o objectivo primordial de maximizar o escoamento de grandes volumes de tráfego e o conforto dos ocupantes dos veículos, aliada aos progressos da indústria automóvel no mesmo sentido, têm sido, nas últimas décadas, uma das causas do aumento do número e da gravidade dos conflitos entre veículos e peões.
Para minimizar estes efeitos indesejáveis foram criadas medidas passivas destinadas a “acalmar” o trânsito, isto é, induzir os condutores a praticarem em certas zonas críticas (por ex. junto dos acessos a escolas) velocidades moderadas, mitigando deste modo as consequências de eventuais colisões entre veículos motorizados e utentes desprotegidos.
A instalação e manutenção de Lombas Redutoras de Velocidade nas vias insere-se nesse grupo de dispositivos do qual fazem também parte, rotundas, “chicanes”, diminuições de largura da faixa de rodagem ou os sinais luminosos accionados pela velocidade instantânea do veículo.
A urbanização da Malvarosa, em Alverca do Ribatejo, é uma área com imensa circulação de peões que concentra uma área residencial extensa, mas também concentra muitos negócios e restauração, aumentando assim o conflito entre a circulação rodoviária e pedonal.
Existem relatos de algumas situações causadas por automobilistas que circulavam em velocidade excessiva e que colocaram em risco a integridade física dos peões e automobilistas. Reconhecemos que estas situações apenas são evitáveis, na sua totalidade, através da adoção de uma condução defensiva, que priorize a segurança dos peões.
Na Póvoa de Santa Iria existe, também, um local que regularmente regista um conjunto de situações mais aparatosas que merecem uma atenção redobrada para prevenção de possíveis ocorrências, na Rua António Gonçalves Correira.
Deve assim, à semelhança do exposto com a Urbanização Malvarosa, ser realizada uma análise dos locais onde se pode vir a ser causado um impacto significativo na redução do excesso de velocidade muita das vezes praticado nestes locais.
É da responsabilidade desta Câmara Municipal, agir em conformidade com os relatos dos munícipes para reduzir ao máximo o risco de acidente nestes casos. Pelo que consideramos tornar-se assim necessário a instalação de lombas redutoras na Urbanização da Malvarosa, em Alverca do Ribatejo e na Urbanização do Solar das Marinhas, na Póvoa de Santa Iria.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 07 de Fevereiro 2024, recomendar ao executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que:
- Proceda à instalação de lombas de redução de velocidade na Urbanização Malvarosa em Alverca do Ribatejo e na Urbanização do Solar das Marinhas, na Póvoa de Santa Iria.
