Habitação

Espaços de CoWorking

A qualidade de vida nas cidades pode medir-se por vários fatores: a qualidade da habitação, a proximidade de comércio e serviços, os transportes ou mesmo a oferta educativa e cultural. Acrescentando a isto, um dos fatores que tem sido cada vez mais valorizado nos últimos anos é a proximidade ao local de trabalho. Realizar viagens mais curtas e usufruir de todos os aspetos da vida na mesma cidade, tornou-se prioritário para muitos portugueses.

A pandemia que nos assola há mais de 2 anos e o regime de teletrabalho, muitas vezes obrigatório, que veio associado, vieram expor de uma forma mais dramática este desejo de uns e necessidade de outros. Como muitas vezes desejamos também manter uma separação entre a vida familiar e a vida profissional, os espaços de CoWorking ganharam um novo destaque. Espaços onde, trabalhadores independentes ou outros que possam exercer as suas funções à distância, possam trabalhar perto de casa e dos seus familiares.

Existem vários edifícios da administração pública e do município espalhados pelo Concelho, que podem ser reconvertidos em espaços de CoWorking para empresas e trabalhadores independentes. Esta medida pode ainda ser um fator de maior dinamização do comércio local e dos serviços das próprias cidades/freguesias, através do estabelecimento de protocolos, por exemplo, com a restauração.

A Coligação Nova Geração acredita que a implementação destes espaços de trabalho promoverá a fixação de cidadãos no concelho que, mantendo o benefício da pluralidade de oferta de trabalho existente a nível nacional e internacional, poderão beneficiar também de uma maior qualidade de vida fora dos grandes centros urbanos como a capital. Estes espaços promoverão também um menor trafego automóvel de entrada e saída do concelho, ficando assim alinhando com os objetivos do concelho em termos de combate aos efeitos das alterações climáticas.

Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 9 de dezembro de 2021, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:

  • Identifique os edifícios estatais ou municipais sem utilização atual e que poderão ser reconvertidos em espaços de CoWorking;
  • Faça uma análise da distribuição de munícipes em teletrabalho pelas várias freguesias do concelho, de forma a perceber quais os locais com maior necessidade deste tipo de espaços.