Cultura

Dinamização dos Mercados Retalhistas da Freguesia de Vialonga

Historicamente, todos os aglomerados urbanos integram em si, para além dos locais de morada das pessoas, um conjunto diverso de espaços que estruturam em si a vida comunitária. Nesta, a atividade económica está sempre presente, pelo que os estabelecimentos comerciais são parte central na vida de qualquer localidade e sobretudo de uma freguesia como a de Vialonga, com uma grande ligação ao seu passado rural e agrícola.

Em tempos de mudança dos hábitos sociais de convívio e de consumo, é necessário preservar-se os espaços tradicionais onde se estrutura a atividade económica de proximidade, de que são exemplo maior os Mercados Retalhistas.

A Junta de Freguesia tem a seu cargo três espaços com essa valência: os Mercados Retalhistas de Vialonga, o do Cabo e o do Morgado. Contudo, estes encontram-se, em larga medida, desocupados, privando as nossas gentes de um elemento crucial para a sua vivência comunitária.

É assim necessário voltar-se a dedicar atenção aos Mercados Retalhistas, tornando-os mais acolhedores e confortáveis tanto para vendedores como para clientes, fazendo com que, mais do que um espaço de comércio de produtos que se caracterizam, frequentemente, por uma diferenciação no custo e na qualidade em relação aos que são produzidos para o comércio massificado, possam voltar a ser o que sempre foram: pontos de encontro de uma comunidade solidária e com uma identidade vincada.

Para a bancada do PSD – Coligação Nova Geração, tal implica trazer uma nova dinâmica a estes espaços, que procure trazer para os mesmos eventos que sejam capazes de atrair mais pessoas.

Seja a realização de showcookings, de animação musical, de bancas de artesanato, ou de outras demonstrações artísticas e culturais, com um correspondente alargamento dos horários de funcionamento destes espaços nos dias em que esteja prevista programação alargada nos mesmos; apenas estimulando uma intensa atividade será possível devolver a estes espaços a sua centralidade.

Neste sentido, a Assembleia de Freguesia de Vialonga, reunida na sua Sessão Ordinária de 21 de dezembro de 2022, delibera:

  • Que a Junta de Freguesia proceda, atempadamente, à conceção de um Plano de Dinamização e Valorização dos Mercados Retalhistas da Freguesia, em articulação com todas as pessoas e entidades interessadas;
  • Que o Executivo proceda ao levantamento dos constrangimentos técnicos que se verifiquem ao nível destes espaços, dando nota dos mesmos à Assembleia de Freguesia, através da Informação Escrita do Presidente da Junta;

Esta moção, depois de aprovada, deve ser publicitada nos meios de comunicação da Junta de Freguesia, tanto físicos como digitais