Mobilidade
Criação de caixas amarelas (yellow boxes) na rotunda de Alhandra
Esta rotunda faz o cruzamento entre a EN 248/3; a estrada de Subserra; a Estrada de à dos Loucos e o acesso à EN 10. Tem duas faixas de rodagem. Em horas de ponta, a rotunda fica congestionada, principalmente no sentido São João dos Montes – EN10.
Esse facto impossibilita a passagem de quem quer apenas atravessar a rotunda, ou contorná-la para seguir em sentido contra o trânsito. Nas de horas de maior fluxo, é frequente que as filas de trânsito se prolonguem até ao local onde se realiza o mercado de levante de Alhandra, bem como filas embora menores nas outras artérias.
Ao serem criados corredores livres, quem vier de Subserra, ou de À-dos-Loucos e pretender seguir para qualquer outro destino que não a EN10, não precisa ficar retido, contribuindo para o aglomerado de veículos dentro da rotunda ou nas artérias que nela desaguam.
A 1 de Fevereiro de 2017, os vereadores da, à época, coligação Novo Rumo apresentaram uma proposta para a criação destas yellow boxes na referida rotunda. A proposta foi aprovada por unanimidade e, até agora, nada foi feito.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 26 de Janeiro de 2022, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:
- Pinte, no local indicado, as yellow boxes para permitir uma regulação da pressão do trânsito no local, uma maior segurança dos automobilistas e a diminuição das filas de trânsito.
