Cultura
Centro Cívico e de Cidadania Digital em Vialonga
A nossa sociedade encontra-se num momento de rápida transformação, marcada por uma crescente digitalização das atividades e das relações interpessoais, bem como por uma mudança estrutural das formas tradicionais de organização da sociedade civil.
Neste contexto, urge garantir a devida inclusão de todas e todos os cidadãos nestas novas circunstâncias, promovendo a sua capacitação para o mundo digital. Este propósito é tanto mais importante quando consideramos pessoas que, em virtude da sua idade, instrução e/ou condições socioeconómicas, se podem encontrar mais afastadas das dinâmicas emergentes.
A Freguesia de Vialonga, onde nos encontramos, concentra, na sua população, vários destes aspetos que, caso as políticas públicas não procurem combater da forma mais adequada, conduzirão a um aprofundar das desigualdades e da exclusão social de várias pessoas, impedindo por essa via um aproveitamento completo das potencialidades de desenvolvimento inclusivo e sustentável desta Freguesia.
Existem diversos espaços em Vialonga que merecem uma nova vida e podiam perfeitamente dar luz a projetos desta envergadura que têm em perspetiva a melhoria da qualidade de vida da população em geral. O Centro Comunitário de Vialonga, enquadra-se como um perfeito exemplo nesta retórica.
Para que este desenvolvimento seja efetivo, é necessário incluir todos os agentes locais na elaboração e implementação das medidas, destacando o papel incansável do movimento associativo que, muitas vezes enfrentando grandes constrangimentos na sua atividade, são muitas vezes o elo de ligação entre a sociedade civil e os órgãos eleitos do poder local.
Dignificar o trabalho destas entidades é, assim, um imperativo para a criação de políticas sustentadas de desenvolvimento local.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 14 de Dezembro de 2022, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:
- Avalie a implementação, num espaço a definir na Freguesia de Vialonga, de um Centro Cívico que permita uma melhor cooperação institucional entre a várias associações da freguesia com atividade nos domínios social, artístico e cultural, particularmente as que carecem de instalações condignas para o desenvolvimento da sua atividade;
- Avalie a instalação, no mesmo espaço que o Centro Cívico referido acima, de um
Centro de Cidadania Digital aberto à população e equipado com todos os recursos
necessários a uma correta inclusão de todas e todos os cidadãos nas dimensões da
cidadania ativa e inclusão nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
