Mobilidade
Avenida Ernest Solvay
A Quinta da Piedade, mais concretamente a Av. Ernest Solvay, é uma zona onde a dificuldade de estacionamento é o maior problema sentido pelos moradores, com tendência a agravar-se, devendo também ser motivo de enorme preocupação o acesso condicionado às pracetas adjacentes, principalmente durante a noite, colocando em causa o acesso de viaturas de emergência, em caso de necessidade, provocado pelo facto de não existir soluções viáveis para parquear os automóveis.
Na tentativa de minorar o problema do estacionamento, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira decidiu em 2004 a requalificação do espaço situado no topo da Avenida Ernest Solvay, através da construção de um silo automóvel subterrâneo, requalificando a superfície, outrora em terra batida, mas utilizada por dezenas e dezenas de pessoas para estacionar as suas viaturas, com uma praça pública e alguns (poucos) lugares de estacionamento público.
Após anos de espera, devido a dificuldades financeiras do promotor, o silo automóvel entrou em funcionamento, no entanto, os altos valores pedidos pelas garagens por parte do novo promotor afastou a procura por esses espaços.
O silo automóvel não veio resolver o problema da Avenida Ernest Solvay e das pracetas a esta ligadas.
Em 2005 a Junta de Freguesia, numa tentativa de requalificação positiva da Av. Ernest Solvay, contestada por moradores, comerciantes, e recorde-se pelo Partido Social Democrata, criou enormes constrangimentos, com as chamadas faixas de aceleração e desaceleração de acesso às pracetas, que hoje não são mais do que lugares de estacionamento improvisado.
Assim os eleitos do PSD da Coligação Nova Geração propõem que a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e de Forte da Casa delibere solicitar à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que assuma os seguintes compromissos:
- Reunir as condições necessárias, a curto prazo, para que o projeto de requalificação de ordenamento da Av. Ernest Solvay e pracetas adjacentes seja uma realidade, criando mais lugares de estacionamento e reorganize os existentes, contribuindo assim para a melhoria do bem-estar da população aí residente, permitir uma maior e melhor mobilidade e aumentar a segurança de pessoas e bens, em caso de socorro;
- Assumir este projeto como prioritário para a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa;
- Informar os moradores da zona em causa para o assumir destes compromissos.
