Cultura

Cartão Vialonguense de apoio ao comércio local

Uma localidade é composta por mais do que o conjunto de pessoas que aí residem. São as interações que se estabelecem entre as pessoas que trazem vida às povoações, criando um forte sentido de comunidade e relações de proximidade que nutrem e perpetuam o espírito de ser de Vialonga.

Um dos pilares estruturantes das relações de comunidade é o comércio local. São os pequenos lojistas que, em estabelecimentos comerciais próprios ou através da sua presença nos Mercados Retalhistas, trazem dinamismo económico à nossa terra. A atividade comercial, seja pela venda de produtos ou pela prestação de serviços, são também a fonte de sustento de muitos dos que vivem e trabalham na nossa freguesia.

Os últimos anos têm sido marcados por uma tendência de quase-decadência do comércio local, derivada da pressão das grandes superfícies comerciais que se instalaram em todo o território. Na perspetiva da bancada do PSD, pela voz da Coligação Nova Geração, estas grandes superfícies permitiram aos residentes no concelho de Vila Franca de Xira, e também na freguesia de Vialonga, aceder a uma vasta gama de produtos, além de ter possibilitado a criação de postos de trabalho relevantes para a atração de novos/as residentes.

Mas tal não é, não foi e não pode ser, uma condenação do comércio local à irrelevância. Muitos pequenos estabelecimentos souberam adaptar-se às novas circunstâncias, trazendo novo sentido ao “ser comerciante”. Hoje, é através da diferenciação da qualidade do produto, da personalização dos artigos, ou da relação de confiança e amizade que se cria entre cliente e vendedor que Cafés, Pastelarias, Boutiques, Cabeleireiros e Mercearias de bairro prosperam e dotam a nossa Freguesia de Vialonga de um nível de qualidade de serviço que em muito beneficiam a sua população.

Não ignoramos, contudo, que são vários os desafios enfrentados pelo comércio local, pelo que cabe aos poderes públicos, através da Junta de Freguesia – que é também um pilar estruturante da comunidade – criar as soluções que permitam dinamizar e apoiar a atividade económica.

Várias freguesias e municípios do nosso país têm implementado a distribuição de cartões que permitem um acesso privilegiado das cidadãs e dos cidadãos aos estabelecimentos comerciais aderentes, abrangendo descontos exclusivos, ofertas, ou outras formas de trazer uma maior dinâmica à relação entre a população e os pequenos comerciantes.

Seguindo estes pressupostos, a Assembleia de Freguesia de Vialonga, reunida na sua Sessão Ordinária de 21 de dezembro de 2022, delibera:

  • Que o Executivo proceda à criação do “Cartão Vialonguense”, de distribuição gratuita, e que permita um acesso privilegiado dos/das fregueses/as aos estabelecimentos comerciais aderentes, através de descontos, promoções ou ofertas exclusivas, a determinar por cada estabelecimento;
  • Que a Junta de Freguesia diligencie junto dos Comerciantes da freguesia no sentido de estruturar uma rede abrangente e diversificada de parceiros, dando regularmente conhecimento das diligências, bem como do número de fregueses e de estabelecimentos aderentes, à Assembleia de Freguesia, através da Informação Escrita do Presidente da Junta;
  • Que o Executivo disponibilize os seus meios de comunicação, físicos e digitais, para publicitar devidamente a iniciativa “Cartão Vialonguense”, promovendo as vantagens que daí advêm junto da comunidade.

Esta moção, depois de aprovada, deve ser publicitada nos meios de comunicação da Junta de Freguesia, tanto físicos como digitais.