Mobilidade

Moção – Trotinetes Elétricas

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, decidiu e bem apostar na União de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e de Forte da Casa num projeto piloto relativo às trotinetes elétricas. Afinal, tanto investimento nas ciclovias deveriam finalmente cumprir o seu destino e, portanto, esta seria uma aposta vencedora já que o percurso já tem 4 anos de implementação. Recordemos:

Custo Total de Investimento: 5.553.273,79 EUR,

Custo para a CMVFX: 4 103 380,79 EUR

Consideramos que está na altura de servir a população alargando o uso das Trotinetes Elétricas à restante área da União de Freguesias, fomentando assim a mobilidade através deste meio de transporte, e não só na zona Ribeirinha.

A Coligação Nova Geração concorda que as mesmas possam servir a população que ali se desloca com o intuito de lazer, convívio e prática desportiva. No entanto, não podemos deixar de constatar que o uso das trotinetes elétricas naquele espaço não seja o mais essencial, até porque numa ótica de incentivar a mobilidade através de meios de transporte não poluentes pelas zonas urbanas, o objetivo ainda não está cumprido. Por outro lado, e tal como temos vindo a defender, já que houve um investimento brutal na colocação das tão contestadas ciclovias, ao menos que as mesmas serviam para o fim a que se destinam.

A Estrada Nacional 10 depois das obras que reduziram o espaçamento das vias de circulação e com a colocação de semáforos, não permite que o trânsito flua com normalidade, os engarrafamentos são diários e prolongam-se a várias horas do dia, incluindo fins-de-semana. Já todos nós percebemos, incluindo a Sra. Presidente de Junta de Freguesia, que pese embora não resida na Freguesia, trabalha cá, por força das circunstâncias, e sabe, que ao percorrermos a freguesia através dessa via, o fazemos de uma forma muito mais demorada do que antes, sendo preciso alterar rotinas, muitas vezes prejudiciais a nível pessoal, com o objetivo de chegarmos a horas ao trabalho ou a outros compromissos.

Acresce ainda mencionar, a necessidade imperiosa de mudarmos hábitos de vida, seja em nome do ambiente ou em nome da nossa própria carteira, até porque com o agravamento do preço dos combustíveis, fruto da governação socialista, somos mesmo obrigados a mudar o nosso meio de transporte. Julgamos que este local convida mais à prática de um desporto do que a um passeio a duas rodas por cima de tábuas!

Consideramos que o Partido Socialista é perito em inaugurar obra, em fazer parecer acontecer, do que de facto a implementar uma estratégia de mobilidade urbana para o concelho e freguesia, demonstrando não ter capacidade para cativar a população para o uso dos modos suaves em detrimento do transporte individual e a contribuir para a efetiva redução da dependência energética, para a diminuição das emissões de CO2 e para a melhoria da circulação viária da nossa freguesia e concelho.

Face ao exposto propomos que o Executivo Socialista liderado pela Presidente da Junta de Freguesia, Ana Cristina Pereira, reúna o mais brevemente possível com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, de modo a procederem a uma avaliação do projeto piloto das Trotinetes Elétricas, contemplando na revisão a implementar:

  • O seu uso nas artérias principais da cidade e vila e nos locais de maior movimento e de acesso aos principais meios de transporte e escolas;
  • A exploração da colocação de suportes universais nos locais de serviço público que justificam este alargamento ou a criação de hotspots na aplicação da operadora de trotinetas em causa.
  • Que num período de tempo razoável informe esta Assembleia e os seus eleitos dos passos dados para que este objetivo seja cumprido.