Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz

Cruzamento da Calhandriz

A EN 10.6 faz a ligação entre Alverca do Ribatejo e a EN 248/6 que liga Alhandra a Arruda dos Vinhos.

É uma estrada muito sinuosa e dá acesso às localidades de Calhandriz, À dos Melros, Adanaia, Quinta da Azenha entre outros lugares.

A estrada não corre apenas pelo vale, mas também pela encosta da serra do Formoso o que em várias zonas os entroncamentos e cruzamentos sejam de fraca visibilidade, logo intersecções perigosas.

São conhecidas de todos as inúmeras situações de acidentes, sustos e riscos de quem utiliza esta via rodoviária.

Existem viaturas de transporte de idosos e de crianças que utilizam esta estrada e que por várias vezes estiveram em situações de perigo de acidente.

Um destes locais de risco muito elevado é o Cruzamento da Calhandriz, o primeiro entroncamento de acesso à Calhandriz (no sentido Alverca Arruda dos Vinhos), em que quem vem de Calhandriz está numa cota inferior em relação à EN 10.6 e quem percorre a mesma, não consegue ter a visibilidade necessária.

Não sendo da responsabilidade directa da Junta de Freguesia, cabe a esta que envide todos os esforços junto das entidades responsáveis, para que a resolução deste problema seja efectivado, quer por redução da velocidade no local, quer por nivelamento do entroncamento, quer por criação de uma rotunda.

Dado os factos acima expostos, a Coligação Nova Geração propõe que a Junta de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, envide todos os esforços para que num espaço curto de tempo seja resolvido este problema grave no que concerne a esta via de comunicação da nossa freguesia.