Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz

Aposentação de Médicos de Família da USF de Alhandra

De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), prevê-se que cerca de 200 médicos de família devem aposentar-se este ano. Situação esta que se irá refletir em mais de 50% da equipa médica da USF de Alhandra que dá resposta à população da nossa freguesia. É uma situação claramente preocupante a qual deve ser tida em primeira intenção de intervenção por parte desta Junta de Freguesia junto de quem de direito.

A capacidade de atratividade da região para fixar os médicos de família é um fator de extrema importância, assim como os incentivos e condições de trabalho, sendo aspetos a ter em consideração nas estratégias a adotar para colmatar esta necessidade. A região de Lisboa e Vale do Tejo padece desta problemática levando a que várias autarquias já estejam a adotar estratégias para que seja mantido o acompanhamento e vigilância de saúde a toda a população.

A população da nossa freguesia é maioritariamente uma população idosa, com comorbilidades, seguida de uma faixa etária de adultos com crianças em idade escolar e uma parte de população emigrante, grandes frequentadores da USF de Alhandra com necessidades de acompanhamento aos vários níveis do ciclo de vida. É imprescindível o acompanhamento clínico desta população de forma a evitar as agudizações da doença e de promover estilos de vida saudáveis que previnam a doença.

Dado os factos acima expostos, a Coligação Nova Geração propõe que a Junta de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, envide todos os esforços para que junto de quem de direito diligencie estratégias que promovam a alocação de médicos de família na USF de Alhandra, prevenindo e melhorando a saúde dos nossos fregueses.