Cultura

Alargamento da rede wi-fi gratuita “Xira Hotspot”

Num mundo cada vez mais digital, ágil e existente é fundamental que o Poder Local e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira acompanhem essa transição digital, criando ferramentas de incremento da transparência dos processos e da abertura à comunidade.

A disponibilização de rede wi-fi gratuita de internet de uma forma cada vez mais democrática é uma forma de alcançar esta justiça digital e tecnológica, cada vez mais imprescindível para trabalhar, estudar e aceder a vários serviços. No Município de Vila Franca de Xira este processo já foi iniciado, e bem, através da disponibilização desta rede gratuita denominada “Xira Hotspot”.

No entanto, a distribuição destes hotspots não é equitativa por todos os espaços de lazer e jardins do concelho. Lugares como Castanheira do Ribatejo, Sobralinho ou Vialonga, não têm uma única zona pública de acesso a esta rede.

A Coligação Nova Geração considera negativa esta discriminação territorial da rede “Xira Hotspot” pelo concelho e da maior urgência o seu alargamento, para que todas as populações possam aceder de forma igualitária. Queremos um concelho ligado ao futuro e não apenas parte do concelho ligado ao futuro

Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 9 de dezembro de 2021, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:

  • Alargue progressivamente a rede wi-fi “Xira Hotspot” a todos os jardins e zonas de lazer das várias freguesias do concelho;
  • Crie sinalética visível sobre o modo de conexão à rede e locais de criação de registo na rede.