Habitação
Concelho sem Monos
A gestão de resíduos é um dos principais desafios das autarquias atualmente. A acumulação de resíduos sólidos nos vários pontos de recolha do concelho, sem que a sua recolha corresponda às necessidades reais existentes, é um dos problemas mais percepcionados pelas populações, e que as prejudica diariamente.
A acrescentar a este factor, a deposição e recolha de resíduos de grandes dimensões (monos) junto às ilhas ecológicas e contentores vem potenciar ainda mais este problema, uma vez que o seu impacto visual e transtorno da via é maior.
As várias freguesias do concelho têm diversos mecanismos e calendários de recolha destes monos. Uns são mais eficientes que outros, porém, esta falta de uniformização e consistência criam uma maior confusão nos munícipes. A Câmara Municipal, embora não tenha competência direta sobre esta temática, deverá servir de facilitador de uma solução comum e homogénea entre todas as freguesias do concelho.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 12 de janeiro de 2022, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:
- Elabore um programa transversal a todas as freguesias de recolha de monos que deverá ser assegurado por parceria entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, de forma uniforme, em todo o território do concelho;
- Divulgue o calendário de recolha elaborado neste programa através da publicação “Notícias do Município”, assim como pelos meios digitais.
