Cultura

Feira do Levante de Alhandra

Situado junto à Estrada N248-3, vizinho das Urbanizações da Chabital, Bairro do Fundo do Fomento e da Quinta Cruz de Pau, a Feira do Levante de Alhandra é um verdadeiro ponto de encontro e fusão entre a Vila de Alhandra e as zonas mais rurais correspondentes a São João dos Montes, agora integrada nesta União de Freguesias.

Verdadeiro coração de bairro e da Vila de Alhandra, com este Mercado ganha-se qualidade de vida, proporcionando pela sua proximidade mais oportunidades de consumo mas também de oferta, incentivando-se assim novas formas de emprego.

Neste mercado vende-se de tudo, desde frutas a legumes, roupa, queijos e enchidos, flores, e até plantas para cultivo e aves vivas, muito procuradas pelas populações mais rurais da freguesia. Neste mercado partilham-se ideias e opiniões.

Os mercados de rua são sinal de desenvolvimento e de qualidade de vida e não de pobreza e atraso, combatendo os mercados hiperconcentrados que debilitam a vida nas cidades

No entanto, mesmo compreendendo as peculiaridades deste tipo de mercados, exige-se um conjunto básico de regras de organização, gestão de espaço, harmonia entre feirantes e clientes, mobilidade e salubridade de forma a dar mais vida a esta atividade, tornando-a mais atrativa e geradora de negócio, mais viva, mais interessante, mais integrada.

Ora a área onde a Feira do Levante se realiza e o espaço que ocupa, é suficientemente generoso para que nos desafie a pensar global e mais longe. A União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz merece-o.

Neste sentido, considerando:

  • A importância da Feira do Levante;
  • A necessidade de melhorar sua organização, atualmente pouca estruturada, sem uma correta e adequada separação dos bens comercializados;
  • O rácio deficitário no aproveitamento do espaço;
  • O estacionamento caótico que deveria ser distinto da zona de venda de forma a que não haja circulação de viaturas no percurso dos feirantes e passagem da população, nem na via pública;
  • A inadequada instalação dos ecopontos e WC’s de apoio;
  • O total de área que para além do espaço que ocupa ainda se estende ao longo da estrada N248-3, ladeando a ribeira de Santo António;

Os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 18 de Maio de 2022, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:

  • Dê andamento ao projeto em curso para a área referida onde seja estudada a possibilidade de criação de um Parque Urbano nos terrenos contíguos e integração, requalificação e reorganização do espaço da Feira do Levante.