Cultura
Mercados Municipais
“Os primeiros traços de civilização, constituídos por pequenos aglomerados urbanos, evoluem para cidades populosas, densas e dependentes de serviços considerados básicos, o que faz com que as estruturas de Mercado, como lugares de abastecimento, se assumam como equipamentos-âncora em qualquer envolvente. Estes são considerados espaços de especialidades cheios de oportunidades e dinâmicas, por vezes subaproveitadas.”
Os Mercados Municipais, que estão a cargo de gestão autárquica, dispõem de diversas condições que diferem nas suas infraestruturas, condições de segurança, conservação, acessibilidades e organização para o devido aproveitamento do espaço.
Em alguns mercados, a temperatura que se faz sentir no interior não é seguramente a mais adequada quando se comercializam produtos perecíveis e os espaços de exposição dos produtos não são atrativos e não permitem as condições de higiene mais convenientes.
Em suma, grande parte dos mercados necessita de ser mais dinâmico, acolhedor e confortável, quer para os utentes quer para os lojistas, proporcionando assim uma experiência de convívio e entrosamento com os comerciantes locais e outros visitantes.
Todas estas considerações levam a que seja necessário desenvolver uma estratégia de dinamização e valorização dos nossos mercados.
Estratégia essa, que deve passar pela realização de um calendário de atividades, que permita retribuir a todos os comerciantes o esforço e dedicação demonstrados na preservação da identidade deste edificado histórico do Concelho.
Atividades essas que se devem traduzir na realização de showcookings, mercadinhos de domingo, decoração de bancas, meses temáticos e animação, aliadas a diversas temáticas como a arte, gastronomia, cultura e música, desenvolvidas por diversas associações e colectividades do Concelho.
Consideramos assim, e esse é o sentimento que testemunhámos junto dos diversos comerciantes e utentes destes espaços, que é necessária a criação de um Plano de Dinamização e Valorização dos Mercados Municipais, de forma a dar mais vida a esta atividade, tornando-a mais atrativa e geradora de negócio, mais interessante e mais integrada, em suma, protegendo o comércio local.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 15 de Junho de 2022, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:
- Avalie a possibilidade da criação de um Plano de Dinamização e Valorização dos Mercados Municipais;
- Proceda ao levantamento dos problemas assinalados e implemente as soluções técnicas adequadas à sua resolução, em conformidade com algumas das propostas aqui apresentadas.
