Cultura

Mercados de Natal

Na continuidade de posições anteriormente defendidas, continuamos a considerar necessário desenvolver uma estratégia de dinamização e valorização do Comércio Local.

Porque o Comércio Local assim o exige e necessita; Porque um comércio forte é um sinal de desenvolvimento e de qualidade de vida e não de pobreza e atraso; Porque é necessário como forma de retribuir a todos os comerciantes o esforço e dedicação em manter as portas abertas depois de um período tão difícil e que se augura irá continuar a exigir muita resiliência;

Mas é também uma forma de contribuir para uma comunidade mais solidária, fortalecendo os seus laços de apego à terra, proporcionando momentos, em família ou com amigos, de convívio e partilha de emoções.

Na senda de iniciativas do género que marcam de forma bastante impressiva a vida de muitas cidades em Portugal e por essa Europa fora, é nossa convicção que o Concelho de Vila Franca de Xira necessita e merece a calendarização regular de uma iniciativa idêntica. Os Mercados de Natal fascinam tanto os jovens quanto os adultos, atraindo visitantes de todos os cantos. Os Mercados de Natal são uma forma de comprar presentes originais e artesanais e além disso, convidar a um passeio pelo Concelho.

Os Mercados de Natal conseguem, com uma programação adequada e envolvente, autênticos momentos calorosos e de magia.

Os Mercados de Natal podem e devem conjugar a atividade comercial com manifestações culturais, fortalecendo assim a oferta turística do Concelho.

E as áreas de desenvolvimento desta iniciativa seriam muitas e diversas no preenchimento da programação durante os mercadinhos de Natal, envolvendo o Comércio, as Associações, os Grupos de Teatro e Grupos Musicais do concelho e os Coros.

Comércio: Bancas de Gastronomia, Lojinhas de doces de Natal, chocolates e bebidas, brinquedos, roupa e venda de livros. Montras Natalícias nas Lojas, integrado no Concurso de Montras de Natal, no espírito de anteriores edições de estímulo e valorização do comércio local.

Animação Infantil: Atividades circenses, com mágicos e malabaristas, insufláveis, carrosséis para os mais novos, teatro de marionetas, jogos de Natal, ateliers para as crianças de pintura e modelagem, caça ao tesouro, Casa do Pai Natal e duendes, comboio de Natal.

Será certamente um desafio estimulante para um trabalho conjunto e interdisciplinar para os vários Departamentos Camarários que tutelam as áreas do Comércio, da Cultura e do Associativismo.

Mas será também um desafio estimulante de um trabalho em rede com todas as Juntas e Uniões de Freguesia, envolvendo e replicando a iniciativa em todas as freguesias.

Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 7 de Setembro de 2022, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:

  • Estude a possibilidade de criação dos Mercados de Natal, no espírito de dinamização e valorização do comércio local, criando mais uma atratividade turística para o Concelho, com o envolvimento das Juntas e Uniões de Freguesia e Movimento Associativo, numa perspetiva de calendarização regular.
  • Que ainda assim, sem perder o objetivo de cobertura total do Concelho, o possa fazer faseadamente, se necessário, através de uma iniciativa piloto na Sede do Concelho como forma de colher experiências para o objetivo alargado que propomos.