Habitação
Programa Aconchego
A solidão das pessoas mais idosas continua a ser um grande desafio, que no Concelho de Vila Franca de Xira, tem sido combatido e bem, pelo Programa Pontes, que referencia e ajuda todos aqueles que se apresentam em condições de maior isolamento.
Outro dos grandes desafios que encontramos, e no qual a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem sido mais inoperante, é na escassez da oferta de habitação a custos controlados para jovens, sobretudo estudantes do ensino superior.
O programa Aconchego dirige-se a pessoas com mais de 60 anos, que vivam sós ou com o cônjuge, em situação de solidão e/ou isolamento social, e a estudantes, nacionais ou estrangeiros, que iniciem ou já tenham iniciado o seu percurso no ensino superior e não tenham recursos financeiros para arrendar uma casa ou um quarto.
Este programa assenta numa perspetiva intergeracional de combate à solidão e isolamento dos mais idosos e consiste no alojamento de jovens universitários em habitações de seniores. No programa é definida uma taxa mensal de 25 euros para o dono da residência fazer face ao aumento de despesas mas que pode vir a ser negociada para uma contribuição simbólica em géneros, que podem ser alimentares, para comparticipar no acréscimo de despesas como água, luz e gás.
Aos mais jovens é apenas solicitado que se comprometam com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida dos seus anfitriões. Não sendo “cuidadores”, devem assumir-se como uma companhia, principalmente à noite, e colaborar em tarefas como ir às compras ou à farmácia, esclarecer dúvidas sobre tecnologia, ou mesmo ajudar a preparar refeições.
Para quem vive só ou em isolamento social, é uma forma de ter companhia. Para estudantes, nacionais ou estrangeiros, que não tenham recursos financeiros para arrendar uma casa, uma oportunidade de encontrar uma habitação.
O Programa Aconchego, já se encontra implementado em diversos Municípios, tais como o Porto (cidade onde nasceu o projeto) e Mirandela.
Internacionalmente, o Programa Aconchego foi premiado em 2010 no concurso “This is European Social Innovation”, promovido pela Comissão Europeia – Eurocities, devido ao seu potencial inovador e de empreendedorismo social. Em 2012, recebeu o selo de Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social. Em março de 2018 foi selecionado como uma boa prática “smart to-do/Ageing Summit”. Ainda em 2018, foi distinguido no Canadá com o prémio internacional “Innovation@Home”.
À data, o programa já beneficiou cerca de 500 pessoas e Vila Franca de Xira pode, e deve, abrir as portas para que este projeto se inicie não só no Concelho mas também em todo o Distrito de Lisboa, onde a procura de habitação por parte de jovens universitários ainda se afigura como um grande problema, pela escassez de oferta a preços acessíveis.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 14 de Junho de 2023, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:
- Proceda às diligências necessárias para possível implementação do Programa Aconchego no Concelho de Vila Franca de Xira
