Saúde
Audição - Hospital de Vila Franca de Xira
O Hospital de Vila Franca de Xira encontra-se diariamente confrontado com a perda de qualidade dos serviços após o fim da Parceria Público Privada. Aos atrasos nos encaminhamentos hospitalares, às ameaças de encerramentos de urgências, respondem-nos com o facto de estarem a criar “o hospital mais tecnológico do país”.
Nas palavras da gestão do Hospital de Vila Franca de Xira, o deteriorar do serviço prestado é uma percepção dos utentes, não correspondendo à realidade. Na visão do PSD e da Nova Geração, nada podia estar mais longe da verdade sendo revelador de uma cegueira operacional e de gestão que coloca as pessoas em último lugar, com responsabilidades directas da tutela.
Apesar dos últimos acordos permitirem, finalmente, integrar os 841 trabalhadores do Hospital de Vila Franca de Xira na carreira dos hospitais públicos, as queixas continuam a ser recorrentes pela falta de profissionais de saúde e até de operacionais a realizarem atendimento aos utentes.
Os utentes têm os seus deveres e direitos ao dirigirem-se aos hospitais para obtenção de cuidados de saúde e deparam-se constantemente com uma situação caótica que se verifica desde os serviços de triagem até aos blocos de internamento que muita das vezes se encontram sobrelotados de pacientes e sem o devido acompanhamento de auxiliares de saúde ou seguranças no local.
Os casos repetidos de utentes que são negligenciados pelas decisões deste Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira têm que acabar.
Neste sentido, os vereadores eleitos deliberam em Reunião de Câmara reunida a 04 de Outubro de 2023, que o executivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:
- Realize uma audição ao Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira com a presença dos Vereadores eleitos na Câmara Municipal.
